Hábitos no trabalho que prejudicam sua saúde

Hábitos no trabalho que prejudicam sua saúde

Uma, duas, três horas a fio... Às vezes ainda mais tempo! É assim que, sem notar, nos esquecemos imersos em nossas rotinas de trabalho. Tensos e focados, perdemos a noção das horas.

Com um cotidiano atribulado e prazos quase sempre apertados, não é difícil adquirir hábitos prejudiciais que, a longo prazo, deixarão suas marcas, comprometendo a saúde dentro e fora do ambiente de trabalho.

Atualmente, milhões de pessoas trabalham sentadas, de frente para um computador, passando longos períodos numa mesma postura. Poucos são aqueles que se lembram, por exemplo, de se levantarem para um alongamento.

O resultado são dores de cabeça e musculares (as dores nas costas são as campeãs), vista cansada, entre outros problemas.

Uma pesquisa feita em 54 países e divulgada no American Journal of Preventive Medicine em 2016, apontou que mais de 60% das pessoas passavam mais de três horas seguidas sentadas, todos os dias.

De acordo com o estudo, há uma relação entre esse costume e muitas doenças (algumas letais). Ao reduzir esse tempo para uma hora e meia, segundo os pesquisadores, seria possível diminuir em 2,3% as causas de mortalidade ligadas de alguma forma a esses hábitos nocivos.

Sugestões para uma rotina mais saudável e produtiva:

- Avisos sonoros: programe no celular um alarme discreto que toque, digamos, de meia em meia hora, para lembrá-lo(a) de se levantar e se esticar.

- Observe a maneira como se senta. Permanecer torto na cadeira gera dores de coluna e, de quebra, ainda influencia no humor.

- Evite coçar os olhos, infectando-os com bactérias e germes. Pela mesma razão não se deve levar a mão ao rosto ou à boca. Ainda quanto aos olhos, esfregá-los poderá também intensificar olheiras.

- Tome menos café: isso evitará gastrite, dores de cabeça e excesso de ansiedade.

- Não leve o celular ao banheiro para que bactérias e germes não viajem até sua mesa de trabalho.

- Ao levantar peso, dobre os joelhos para evitar dores na coluna.

- Tome um café da manhã bem reforçado: chegar ao trabalho em jejum só reduzirá seu metabolismo e, assim, atrapalhará seu desempenho.