Hospital Beneficência Portuguesa em Campinas

Plano de Saúde Beneficência Portuguesa

Conheça o Hospital Beneficência Portuguesa em Campinas

Em 20 de julho de 1873, a Sociedade Portuguesa de Beneficência nascia com a missão de prestar assistência médica aos portugueses morando em Campinas e, sob as ordens de Francisco Gonçalves Ferreira Novo, primeiro presidente da entidade, foram levantados recursos por meio de aportes, doações e venda de títulos para investir na construção do hospital, iniciada em 18 Capital para investir na construção do hospital, iniciada em 1877.

Dois anos depois, após terminadas as obras, o corpo clínico e as instalações foram ganhando reconhecimento da população campineira e de figuras ilustres da história do Brasil, como a Princesa Isabel e o imperador Dom Pedro II, que conferiram fama ao Hospital Beneficência em visitas oficiais e também a monarquia de Portugal, intitulando a Sociedade como Real, em 1907.

Atualmente, após 146 anos, a Beneficência Portuguesa possui 16 especialidades médicas. A cada mês são realizadas 1.100 internações, 9 mil atendimentos de Pronto Atendimento, 2.500 atendimentos em Ortopedia e mais de 500 cirurgias. Os leitos oferecidos no total são de 138 unidades, sendo 30 de UTI e 10 de Semi intensivos, com parte do atendimento voltado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à parceria com o município nas áreas de Hemodiálise e Diagnóstico por Imagem.

Em qualquer linha de plano contratado pela Saúde Beneficência Campinas, você poderá usar o Hospital Beneficência Portuguesa em Campinas.

Hospital Beneficência Portuguesa em Campinas

Pronto Atendimento

Para casos de emergência, o Hospital Beneficência Portuguesa dispõe de equipes médicas e de enfermagem preparadas para o Pronto Atendimento. São 24 horas por dia, atendendo 43 especialidades médicas, com entrada pela Rua Sebastião de Souza.

Cirurgia Geral

A cirurgia geral encarrega-se das operações e cirurgias gastrointestinais (estômago, baço, pâncreas, fígado, intestinos, vesícula e etc.) e da parede abdominal (hérnias), sejam estas urgências ou não. Situações de trauma como por exemplo aquelas consequentes à queda, acidentes envolvendo veículos ou agressões físicas também são de cuidado da cirurgia geral embora possa ter apoio de outras especialidades cirúrgicas ou não.

A RSPB oferece consultas ambulatoriais no Centro Clínico, para usuários que necessitem de consultas com cirurgiões ou que tenham dúvidas sobre sintomas do aparelho digestivo ou da parede abdominal. Para aqueles que necessitem de cuidado de urgência a RSPB oferece plantonistas emergencistas e cirurgiões para melhor servi-lo de forma rápida e efetiva.

Cardiologia Clínica

Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. Dentre as cirurgias mais realizadas está a revascularização miocárdica onde o cirurgião tenta refazer a circulação de um território do músculo cardíaco que está sendo mal perfundido devido uma obstrução coronariana. Em geral utiliza-se enxertos da veia safena ou artéria mamária, que é uma artéria que perfunde a região do osso esterno.

Transplante de Medula Óssea

O transplante de medula óssea (TMO) é um tratamento no qual a medula do paciente é destruída com altas doses de quimioterapia e/ou radioterapia. O condicionamento faz com que o sistema imunológico do paciente fique sem capacidade de reconhecer e destruir o enxerto, no caso a medula do doador. Essa medula doente será destruída substituída por células-mãe sadias do sangue de um doador compatível.

Cirurgia Bariátrica

A cirurgia bariátrica e metabólica – também conhecida como cirurgia da obesidade, ou, popularmente, redução de estômago – reúne técnicas com respaldo científico destinadas ao tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele.

Ortopedia

A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, elementos relacionados ao aparelho locomotor.

Urologia

A Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis). Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga urinária, uretra e os órgãos do sistema reprodutor masculino.

UTI

O Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas oferece 30 leitos de UTI adulta para atendimento de diversas especialidades. Trabalha com uma equipe multiprofissional formada por médico, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, nutrólogo, farmacêutico e equipe de enfermagem, responsável por elaborar um projeto terapêutico individualizado, de acordo com as necessidades de cada paciente, focando na segurança do indivíduo e garantindo encaminhamento seguro nas altas.