Cancelamento de plano de saúde: como funciona

Tempo de leitura: 2 minutos

Há inúmeros motivos que podem levar o beneficiário ao cancelamento do seu plano de saúde. Porém, é importante ficar atento ao contrato para verificar quais os critérios de cancelamento para que você não seja prejudicado.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar estabelece algumas regras para o processo de cancelamento, tanto para planos individuais como coletivos. O ideal é contatar um corretor profissional para te aconselhar e garantir que você não faça a escolha errada.

Confira alguns fatores que levam os beneficiários a cancelarem seus planos de saúde:

1.    Reajuste

Uma das maiores causas de cancelamento de planos de saúde são os reajustes dos preços. Os reajustes feitos ao longo dos anos são previstos no contrato, todavia, em algum momento o beneficiário pode achar que valor que está sendo cobrado não compensa ou que ele não tem o recurso necessário para pagar. Nestes casos, o mais ideal é encontrar um novo plano que esteja de acordo com as suas necessidades e que caiba no seu bolso.

2.    Dificuldade em marcar consultas

A dificuldade em marcar consultas, exames e disponibilidade para tratamentos também acaba frustrando muitos beneficiários, levando ao cancelamento do plano. A ANS determina os prazos máximos para a operadora oferecer este tipo de serviço, então uma dica é antes de contratar o plano, verificar no site ANS quais as operadoras não cumprem esse prazo.

3.    Atendimento negado

Todos os planos de saúde devem oferecer os atendimentos garantidos por Lei 956/98 a seus beneficiários, respeitando os limites do contrato. O atendimento negado sem justificativa leva o beneficiário a querer o rompimento do contrato com a operadora.

4.    Descredenciamentos

Os beneficiários, geralmente, já possuem os hospitais e clínicas de atendimento que preferem e estão acostumados a utilizar. Quando ocorre o descredenciamento do local, o cliente acaba se sentindo prejudicado e prefere cancelar o plano.

Fale com nossos especialistas

Se você está pensando em cancelar ou contratar um novo plano de saúde, fale agora mesmo com um de nossos especialistas para que você tome a decisão mais assertiva. Nossos profissionais possuem o conhecimento necessário e experiência de mercado para atender todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *